Exposição CineBanda no Museu da Renda de Bilros de Peniche

Depois da exibição em Peniche, nos passados dias 17 e 18 de setembro, do espetáculo CineBanda, o Museu da Renda de Bilros de Peniche recebe a partir do próximo dia 21 de outubro uma exposição dedicada a este projeto.

Trata-se de uma mostra itinerante produzida por alunos dos institutos politécnicos de Leiria e Tomar que a partir dos diversos espetáculos realizados nos municípios de Leiria, Peniche, Pombal e Torres Novas revisitam o projeto introduzindo outras visões artísticas no domínio das artes plásticas e visuais. A exposição que agora se inaugura resulta igualmente de uma residência artística realizada pelos alunos da licenciatura em Artes Plásticas da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, Ana Oliveira e Ricardo Mendes, que decorreu no Museu da Renda de Bilros de Peniche entre os dias 16 e 18 de outubro.

O projeto CineBanda é um projeto de programação cultural em rede, financiado pelo Centro 2020, que associa quatro municípios da região. Partindo de filmes históricos de natureza documental, versando as realidades dos diversos municípios, é criado um cenário cinematográfico único. Incorporando, a espaços, o movimento evocativo do cinema mudo e os efeitos de luz trazidos pela imagem digital, cada apresentação resultou numa experiência imersiva que fez conviver contemporaneidade e memória, tendo como palco património histórico de referência dos vários territórios.

Em cada um dos oito espetáculos, foram tocadas ao vivo composições originais criadas especificamente para o CineBanda, e no caso de Peniche, interpretadas por uma banda que integrou um misto de músicos profissionais e músicos provenientes das bandas filarmónicas locais: Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro de 1902, de Atouguia da Baleia, e Associação “A Serrana”, de Serra d´El-Rei.

Esta exposição será inaugurada no dia 21 de outubro, pelas 18h00, estando patente ao público até dia 7 de novembro de 2021.

 

Date

21 Out 2021 - 07 Nov 2021
Expired!