TERRITÓRIOS

PENICHE

O Município de Peniche destaca-se pela sua localização, que lhe confere um corte paisagístico singular, e pelo vasto património cultural que conta a história de uma população com forte ligação ao Mar, evocada pela pesca, construção naval ou pela produção de renda de bilros. Salienta-se a presença de um extenso património arquitetónico de cariz militar, onde se destacam a Fortaleza de Peniche e conjunto amuralhado da cidade, o Forte de Nossa Senhora da Consolação, ou o Forte de São João Baptista (Berlenga). O Município de Peniche conta também com o Arquipélago das Berlengas, classificado como Reserva da Biosfera pela UNESCO, um importante património natural, mas também cultural, a recuperar, preservar e divulgar. Este projeto integra-se em dois principais eixos da política cultural do Município de Peniche, que versam a valorização e divulgação do património cultural do território, bem como a promoção do tecido cultural concelhio.

No tocante ao primeiro eixo, este será concretizado através da recolha e apresentação pública de filmes históricos (eventualmente inéditos) acerca do território. Tratando-se de filmes datados, estes contribuirão para uma evocação e reflexão crítica acerca do património material e imaterial de Peniche, numa ótica de passado, presente e futuro. Este efeito será reforçado pela realização deste evento em conexão com a Fortaleza e Muralhas da Frente Abaluartada da Praça Militar de Peniche, conjunto classificado como Monumento Nacional e elemento central na definição da malha urbana e da matriz identitária deste território.

Por outro lado, este projeto articulando a criação de uma orquestra composta por músicos dos municípios envolvidos contribuirá para a valorização e capacitação dos agentes locais, numa esfera coletiva e individual.

APOIOS ESTRATÉGICOS